top of page

Bolsonaro Reduz Agenda em Santa Catarina e Evita Candidata do PL Criticada por Apoio a Dilma

Atualizado: 1 de out. de 2024

Adeliana Dal Pont, escolhida pelo governador Jorginho Mello para concorrer à prefeitura de São José, enfrenta críticas por sua oposição à gestão de Bolsonaro na pandemia.


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reduziu a agenda em Santa Catarina nesta semana, visitando apenas Balneário Camboriú e Criciúma. Mesmo com pedidos do governador Jorginho Mello, Bolsonaro optou por não incluir São José, quarta maior cidade do estado. A decisão estaria relacionada à candidata do PL na região, Adeliana Dal Pont, que enfrenta resistência de Bolsonaro devido às críticas feitas à sua gestão durante a pandemia de Covid-19.


Bolsonaro  em manifestação

Jair Bolsonaro em manifestação em São Paulo e Adeliana Dal Pont em evento de campanha em São José


A decisão de Bolsonaro de não visitar São José também foi influenciada pela declaração de Adeliana Dal Pont, que admitiu, durante um debate na semana passada, ter apoiado a reeleição de Dilma Rousseff (PT) em 2014. A afirmação gerou críticas dos adversários, especialmente do atual prefeito, Orvino Coelho de Ávila (PSD), que disputa o eleitorado de direita com Adeliana.


O atual prefeito e candidato à reeleição, Orvino Coelho de Ávila, chegou a chamar Adeliana Dal Pont de 'melancia', termo usado por conservadores para descrever pessoas 'verdes por fora e vermelhas por dentro', sugerindo uma suposta inclinação à esquerda. Ambos disputam o apoio de figuras próximas a Bolsonaro: Adeliana destaca em seu perfil no Instagram fotos com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o empresário Luciano Hang, enquanto Orvino se associa a nomes como o deputado Eduardo Bolsonaro (PL) e Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF durante o governo Bolsonaro, que chegou a ser cotado para a prefeitura de São José.


A visita de Jair Bolsonaro a Santa Catarina vem sendo promovida pela liderança estadual do PL há mais de um mês. Os filhos do governador Jorginho Mello chegaram a anunciar, em coletiva de imprensa, que ocorreriam 'cinco grandes comícios regionais', incluindo um em São José. No entanto, com o tempo, a agenda foi sendo reduzida e, por fim, limitada a apenas duas cidades.


Em abril deste ano, Bolsonaro visitou São José para participar de uma carreata. No entanto, ao saber das críticas feitas por Adeliana Dal Pont à sua gestão durante a pandemia, o ex-presidente mudou a programação e vetou qualquer aproximação com a ex-prefeita.


Em uma articulação liderada pelo governador Jorginho Mello, que também preside o PL em Santa Catarina, Adeliana Dal Pont deixou o PSD, onde esteve por mais de uma década, para se filiar ao partido de Bolsonaro. Sua escolha como candidata do PL em São José, contrariando a vontade do grupo político do ex-presidente, foi uma decisão pessoal de Jorginho.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page